Oferendas para ciganos e ciganas

As oferendas para o povo cigano não precisam ser caras, mas devem ser bonitas e feitas no maior capricho possível. E preferencialmente são entregues em jardins e/ou praças.

Os elementos que tradicionalmente se usam são:

  • Tecido, papel de seda ou folhas vegetais para forrar onde será assentado a oferta.
  • Flores (quando rosas não esquecer de retirar os espinhos).
  • Frutas sempre doces (maças, morangos, peras, uvas, ameixas, pêssegos…).
  • Bebida – o mais comum é o vinho tinto ou branco. Porém isso não é uma regra. Você pode ofertar suco de frutas, chás aromáticos, ponche de frutas ou outra bebida como whisky, champanhe, cerveja ou rum. Tudo isso depende do que a entidade pedir e claro da sua intuição.
  • Taças para colocar a bebida, derramando sempre o restante em torno da oferenda.
  • Fitas coloridas…
  • Mel.
  • Baralho cigano.
  • Leques.
  • Lenços e xales.
  • Velas coloridas.
  • Pulseiras, anéis, brincos e adornos femininos para as moças.
  • Cristais.
  • Moedas – correntes ou antigas.
  • Perfumes.
  • Incenso.

Você não precisa usar todos os elementos de uma só vez e nem em grande quantidade. Faça como puder e sempre conforme o seu coração mandar.

Procure trabalhar nas fases crescente e cheia da Lua. No caso da Lua cheia sempre em seus três primeiros dias, a partir do quarto dia a Lua já começa a entrar energéticamente em sua fase minguante.

Normalmente quando eu faço uma oferta para minha cigana eu aproveito e faço para o cigano companheiro dela. Pois entendo que os dois trabalham juntos e assim sendo agrado aos dois… Também é possível fazer uma entrega geral, para todos os ciganos, o melhor mesmo é seguir a sua intuição.

Velas e incensos devem ser acessos, tendo o bom senso de não colocar fogo na mata e como eu disse no post anterior, deixar o menos lixo possível, e em local que você saiba que vai ter coleta depois. No caso das velas eu prefiro acender em casa no meu altar. Deixar resto de oferendas em rios e cachoeiras nem pensar!!!

Em rios e cachoeiras deixe somente flores e no máximo frutas que sabemos ser perecíveis e não farão mal ao ambiente.

Para os ciganos e ciganas que trabalham na linha chamada esquerda (pombas gira e exus ciganos) é normal pedir – se cigarro e fumo. Então não se assuste.

Nossos amigos estão aqui para nos ajudar e proteger. Peça sempre o que realmente precisa, e sempre peça pelo bem e para o bem.

52 thoughts on “Oferendas para ciganos e ciganas

  1. Andei pesquisando mais um pouco sobre o assunto e as oferendas podem ser feitas também em seu jardim, deixando por três dias e após isso podendo ser jogados no lixo, de preferência separado do lixo comum.

    Se não houver essa possibilidade, ou mesmo se optar pela praça ou jardim ou praia, procure não deixar lixo!
    Substituímos então o alguidar por pétalas de flores ou folhas naturais.
    Quanto as garrafas derramem o liquido em volta da oferenda, se quiser tomar um gole da bebida antes, tudo bem, e não deixe a garrafa lá.
    Se for o caso, volte depois de algumas horas até o local e recolha garrafas e taças. As taças podem ser guardadas e reutilizadas.
    Toma cuidado com as velas, não incendeie o local!!!

    Desculpem se estou sendo repetitiva mas temos que ter essa consciência ecológica, temos que tomar conta da nossa casa.
    Os ciganos (que é o foco desse blog) são seres de luz, intimamente ligados com a natureza, portanto não vão querer sua casa suja!!

    Opchá!

    • ligia

      já fui em vários lugares e dizem que tenho uma cigana de frente, onde cada um diz uma coisa, como eu consigo ter certeza de qual é minha verdadeira cigana? Existe alguma maneira de ter certeza?

  2. Olá Lígia! Muito especial seu cantinho…Gostei!
    Percebi que fiz muitas coisas certas, sem perceber…E isso está me deixando muito feliz…
    Sobre as oferendas, gostaria de esclarecer um tópico. Poderiamos deixar por alguns dias algumas frutas sendo energizadas no altar, e depois colocá-la na fruteira junto as demais. Sendo essa uma forma de energizar as outras? E ainda, em média por quanto tempo poderemos deixar as frutas no altar? E depois o que podemos fazer? Essa pergunta também se aplica ao vinho. Abraços e beijos e muita luz em seus caminhos!

    Elineide.

    • Oi Elineide! Fico feliz que tenha gostado aqui do blog… Quando se trata de energia e magia acho que o mais certo é seguir a intuição mesmo. Sobre as frutas confesso que nunca havia pensado nisso. Mas seguindo minha intuição não vejo ser necessário coloca – las no altar e depois na fruteira. Se for o caso, talvez possa ser feito uma benção, colocar as frutas no altar acender velas e incensos, rezar uma oração e depois de feito isso coloca – las na fruteira. É uma idéia.
      O vinho do altar eu gosto de trocar toda semana. Quanto as frutas, depende… as maças duram meses… Já as outras frutas acho que o período de uma semana está bom.

      Na dúvida faça o seguinte: começou a juntar mosquito, troque tudo! Afinal o altar deve em primeiro lugar ser limpo!

      Abraços! Opchá!

    • Normalmente deve ser alguma energia negativa que a fruta captou e limpou do ambiente. Basta trocar as frutas e limpar o local. O altar deve ser sempre limpo.

      • Olá!
        Em oferendas use sempre o que sua intuição mandar, procure colocar frutas doces e flores coloridas porém evite os crisântemos e no caso de rosas retire os espinhos. Eu ofereceria rosas amarelas, uma bebida doce como champanhe e frutas como uvas. Vou pensar em algo e posto aqui.

  3. Oi.
    Tenho 1 altar simples pra santa sara,água mineral na taça,flores,incenço,velas. Não consigo achar cristais a única loja que vendia fechou. Não fica completo o altar né?

    • O altar não precisa ter tantos objetos ou elementos, basta cuidar com carinho do que você tem aí e ir acrescentando elementos conforme disponibilidade e claro intuição.

  4. Ligia muito obrigada pela atenção. gostaria de saber qual cigana costuma gostar da cor ROSA embora eu saiba que todas elas gostam, mais teria 1 em especial?

    • De nada querida, estou a disposição.
      Olha eu conheço uma em especial que vibra nessa cor… No caso a minha… rsrs ;)

  5. Ligia gostaria muito da tua ajuda! tenho muitos avisos com esta cor ROSA, a cigana já veio em sonho com vestido branco cheio de estrelas ROSA, e quando quer me dizer algo bom me mostra 1 pano ROSA CLARO se for algo de ruin me mostra 1 pano ROSA PINK, mais até hj não sei como ela se chama por isso apergunta qual delas predomina esta cor, obrigada.

    • Olá Eva!
      Não gosto de generalizar, cigana tal gosta disso e cigana tal gosta daquilo. Cada entidade vibra de uma maneira em particular e cabe a seus “filhos” identificar seus sinais. Você relata sua comunicação com ela, acredite que na hora certa ela lhe dirá seu nome. De qualquer forma vou buscar saber sobre o assunto.
      Abraços!

    • Claro que pode! Afinal o sincretismo diz que Santa Sara e Nossa Senhora Aparecida são a mesma Santa. Beijos!

      • Ligia comprei 2 rosas brancas na floricultura, 2 botoes quase abertos, coloquei no vaso esta custando abrir, será que e por que na floricultura estavão na geladeira e custa abrir? coloquei pra santa sara e nossa senhora aparecida

      • Pode ser sim pelo fato de estarem na geladeira, e também está frio (ao menos aqui), que bonito. Bela oferenda a sua. Abraços

  6. Ligia fiquei muito triste acho que santa sara me abandonou, as rosas não abrirão,a pera que coloquei no altar era verde ja esta amarela esto esperando minha menstruação ir embora pra larga numa praça

  7. Ligia ganhei 1 pedra, pra santa sara como faço pra energizar a pedra? a pedra noto que e antiga branca tipo cristal.

  8. Boa tarde Ligia gostaria de saber qual é a minha cigana, pois os lugares q eu vou não sabem me dizer, só sabem que ela aparece mas dizem que ela n fala.. sou do dia 15 de maio de 1978, meu nome é fabricia vieira dos santos

  9. Creio no Poder e na Força da Magia Cigana.

    Tenho em minha casa, um Altar com Santa Sara Kali e os Ciganos Léticia Del Ouro e Pedro Vitor, mantendo diariamente uma celebração de respeito com incenso e minhas orações.

  10. Ligia boa tarde.Meu nome é Alexandre.Em um centro de Umbanda que frequento, o pai de santo me disse que o cigano que me acompanha é o cigano Rodrigo, já fiz uma oferenda para ele na cachoeira gostaria de saber se posso criar um pequeno altar em meu quarto e colocar frutas e velas coloridas incensso de cravo e canela.para ele.Pois gostaria de agrada-lo.
    Muito obrigado

    • Olá Alexandre!
      Feliz ano novo. O mais certo nestes caso é seguir sua intuição. Não há problemas quanto a montar o altar no seu quarto. O único lugar que não se deve montar altar é no banheiro.
      Um grande abraço.

  11. olá Ligia meu nome é Marta adorei todas as suas dica beijos fica com Deus

  12. oi!ligia tenho um afeto muito grande por uma cigana,ela ja me ajudou muito e vem em mim,as vezes essa semana fiz uma oferenda para ela deixei uma semana no altar,levamos eu e omeu esposo numa praça bonita,só que no outro dia quando eu passei nao encontrei mais nada, gostaria de saber se ela recebeu o presente,que dei de coraçao para ela.

  13. ADORO ESTE SETE. E OS CIGANOS TAMBÉM.
    GOSTARIA DE FAZER UM ALTAR EM CASA O QUE PRECISA E ONDE EU ACHO PRA COMPRAR. QUERIA FAZER UM OFERTA PARA O CIGANO WLAUDIMIR E SUA COMPANHEIRA O QUE ´´E PRECISO.
    ABRAÇO
    SONIA

  14. olá Ligia!primeira vez que vejo este post e adorei,hoje recebi uma bençao muito grande de santa sara e agradeço muito a ela por isto.mas queria lhe perguntar algo, oque oferecer no meu altar cigano?frutas,pao sirio,flores ou algo mais tem algum problema?agradeço desde jà renan.bjs

    • Olá Renan, seja bem vindo! Nenhum problema com os itens que você citou para oferecer em seu altar, só fuja das frutas cítricas e das flores do campo (flores de cemitério), de resto siga a sua intuição e receba as bençãos de Sara e do povo cigano.

      Abraços!

  15. Boa noite!!! estava a buscar a respeito do povo cigano , pois jogo carta desde pequena …e num belo dia estava atendendo e disse pra pessoa ela faz a 7 barras da saia dela giras tocando seu pandeiro com muitas fitas coloridas…quando dei por mim estava procurando saber quem era essa cigana… E até agora eu não sei se é sete saias ou do pandeiro , só sei que a muitos anos atrás eu era bem moça e brigando com meu irmão eu brigava com uma mão e a outra tremia e se virava como se eu estivesse tocando um pandeiro,ele era grande e forte e eu foi a unica vez que não apanhei dele, cheguei a rasgar a camiseta toda do corpo dele e eu não tive nenhum arranhão, as vezes nas piores horas de minha vida eu balanço minha mão direita como se estivesse começando de baixo pra cima a tocar um pandeiro acho bem legal mas gostaria de aprender a agradar e saber entender o que ela pede pra eu agradar e minha vida ir melhor agradeço por vc vir a me tirar as duvidas bju . Obrigada luz em tua vida que o arco iris encha vc sempre de cores irradiando por onde andares pra sempre poderes fazer o bem como vejo que tens feito valeu.

  16. ola ligia! minha gata pulou no meu altar cigano e quebrou a taça de agua,serà um mau presagio pois minha gata nunca fez isso .desde ja agradeço renan.

    • Olá Renan tudo bem?
      Se quebrou é porque havia alguma energia acumulada ali, algo que precisava ser eliminado. Eu costumo dizer que é melhor algo se quebrar do que nós. E gatos são seres mágicos, então não se preocupe!
      Abraços!

  17. tenho uma afinidade muito grande com o povo ciganos(as) do horiente. tenho meu altar em casa é pequeno, mais cuido com muito carinho. como saber se estou cutuando a cigana e o cigano certo???? naõ sei o nome deles, gostaria muito de saber, é possivel???? aguardo resposta pelo meu email. optchá e namastê tem o mesmo significado????? muito grata!!!!!

  18. Olá Ligia! Tem algum horário do dia que seja preferível fazer a oferenda à Cigana? De manhã, tarde ou à noite?
    Muito Obrigada!

    • Oi Marina!
      Não há horário especifico não, só fique atenta as Luas, eu sempre prefiro as Luas Cheias ou Novas.

      Abraços!

  19. Lígia, Se faço uma oferenda e a taça contendo o liquido se quebra o que significa?

    • Oi Marcia!
      Seja bem vinda!
      Bem segundo meu entendimento pode ser duas coisas. A primeira é de que a entidade não gostou da taça. E segundo e talvez mais provável é de que alguma dificuldade foi quebrada ali.

  20. Lígia, boa tarde!
    Passei por uma situação ontem que fiquei um pouco pensativa sobre a questão fui fazer uma oferenda e no momento do preparo apareceu um trem de ferro que apitava a todo momento, essa aparição tem algum significado?

    • Oi Marcia,
      Busque informações nos dicionários de símbolos e dentro da linha religiosa que você trabalha.
      Significado sempre tem…
      Abraços!

  21. Oii gostaria de saber , como fezer oferendas para povo cigano sou devota deste povo. Como colocar as oferendas na praça. Como pedir. Desde de jj agradeço

  22. Boa tarde.
    Ainda nao sei kem é minha cigana
    Mais me pediram pra fazer um ageado
    pra ela em casa com sete moedas de um real. Poderia me ensinar obrigada bjs

    • Desculpe, mas não entendi do que se trata. De qualquer forma você deve pedir orientações para quem lhe pediu.
      Abraços!

Os comentários estão desativados.